quinta-feira, 19 de abril de 2007

O meu ver sobre assunto polémico

É curioso pensar nas pessoas que acreditam na religião. Eu pessoalmente nunca alterarei aquilo que penso quanto a isso. A igreja, seja ela qual for, existe fruto da imaginação do homem. Todo o misticismo e magia em relação a esse assunto é aquilo a que se pode chamar de tanga. Vejamos o exemplo da Igreja Cristã. Eu digo que fui baptizado, confesso. Mas também confesso que na altura não sabia que as Igrejas eram tão contraditórias e gananciosas. O que se ganhou com as cruzadas ji-hads e o raio que os parta- mortes estúpidas. O que deu difundir a fé cristã pelos nativos americanos e africanos- mais mortes e escravidão.

O caso dos pastorinhos. O que eu me ri quando me contaram essa anedota. Viram Fátima uau! Prémio: dois deles morrem por volta de 10 anos depois e a outra é enclausurada, fechada totalmente do mundo exterior, como se tratasse de um cão em vias de ser abatido, mas com sofrimento de mais de 60 anos...Ridículo, é o que há a dizer, mais nada. O milagre da 'Virgem Maria', vão contar mais histórias às criançinhas se faz favor que isso numa pessoa que pense minimanente percebe que isso é história ridícula.

A história de Adão e Eva. Outra história bíblica maravilhosa. É aquela do tipo 'anda cá que eu quero fazer-te um curativo num sitio aí para baixo', teria dito Adão para Eva...Então a gente supostamente não descende da crescente transformação e intelectualização do ser chamado macaco? Como raio os primeiros humanos foram esses dois?...Mais um dos grandes escritos pela Bíblia...francamente, basta pensar um bocadinho para ver que todas as religiões são uma porcaria enorme que só trouxe desgraças.

Falar em deus por exemplo. Que raio é isso? Uma hortaliça? Outro dos grandes mistérios supostamente. Deus é uma das funções do cérebro especiais. Quando algo anda mal uma pessoa pelo que percebi reza para ver se algo melhora. É um pensamento de cada pessoa que tem em vista melhorar algum aspecto mau da vida. Existir? Não, não existe. É obra daquilo que se denomina por destino. O destino existe para traçar o caminho de cada pessoa. Deus é suposto ser uma função do cérebro que tenta dar tranquilidade em momentos dificeis. Existir não existe. Deuses como geralmente são caracterizados não existem. Costuma-se dar a imagem de um ser imortal que possui muitos poderes, tais como a vida ou a morte, controlo dos vários elementos terrestres ou senhor de um certo tipo de coisa, como por exemplo o deus Baco, do vinho. Mas isso existir não existe. É tudo fruto da capacidade e inteligência do Homem. Serve de barreira para ultrapassar maus momentos, mas nada disso melhora graças a isso, acontece simplesmente, é obra do destino traçado para cada pessoa, nada mais que isso.

Em termos existenciais, eu até posso acreditar que Jesus tenha existido, tal como Buda ou outro qualquer. Daí a serem aquilo que diziam ser, os profetas ou salvadores, é muito subjectivo. Não concordo quando dizem a velha frase do ''veio à Terra para nos salvar''. Era de carne e osso, como todos nós. Era um homem normal, cujo único defeito foi ter nascido com a ideia que era portador de algo de bom para a humanidade, da suposta mensagem de deus. Coitado. Morreu por algo que pensava que tinha. Como disse era um homem vulgar, nada mais que isso....

O primeiro desacordo e protesto mais forte em relação à igreja cristã deu-se quando apareceu o luteranismo, bem como o anglicanismo e outras igrejas protestantes. O porquê de isso ter acontecido abre-nos os olhos em relação à política da Igreja. Queriam dinheiro. Eram uma cambada de ganaciosos. Os bispos e outros viviam muitissímo bem. A dízima era uma calamidade para quem, segundo os mandamentos e regras mais comuns, era a humildade e contra a ganância. Todo o clero à excepção do baixo clero passeava ostentação e luxo, não queriam saber das pessoas e dos seus males, queriam é enriquecer. O descontentamento veio daqui. As leis e mandamentos que tinham sido criados supostamente através de deus como intermédio de jesus foram aí muitas delas postas em causa. As cruzadas igualmente. Se os mandamentos interditavam supostamente a violência porque raio lutava-se e matava-se para espalhar a fé? O mesmo se passa com os muçulmanos e muitas outras religiões.

Além de ser isto tudo uma calamidade acham que mesmo que existisse deus teria querido um mundo assim? Eu penso que não. As religiões e deus existem apenas porque os seres humanos escolheram ter uma protecção especial em relação a situações críticas, e pela criação disto por eles próprios já resultou em imensas situações de tumulto e carnificinas, tudo obra do modo de pensar humano, que não é perfeito obviamente, e que cada vez mais vai destruindo o mundo em que vivemos com a sua crescente expansão. Apenas quis com isto dizer que uma pessoa que pense minimanente bem sobre isto percebe que não passa duma estupidez pegada tudo isto acerca das igrejas, deus e os milagres que vão inventando acerca disso.

11 comentários:

Diabba disse...

Está um bocado confuso.

Todavia se dizes que é uma criação dos humanos e, essa criação lhes dá paz... pq não respeitá-la??

beijo d'enxofre

toma lá Fresquinho disse...

"acham que mesmo que existisse deus teria querido um mundo assim?"

é mais ou menos isso !

também comecei por ser católico, praticante inclusivé, mas à medida que fui crescendo, e pensando pela minha cabeça, acabei por me transformar num agnóstico, e estou à beira de virar ateu !!

embora respeite quem acredita!

Lusófona disse...

Amigo, primeiro quero dizer que gostei da sua visita... você sumiu.. pensei que estava farto dos blogs :)

Concordo com muito do que você diz... A bíblia foi escrita por homens...humanos como nós... há 2000 anos, idiomas diferentes, traduções sabe-se lá... A Igreja Católica sempre manipulou o povo para não perder o PODER.. Vivem na riqueza rodeados de seguranças, ouros.... Mas, desde sempre fomos condicionados à isto... Muitas pessoas acreditam que o mundo externo é melhor e mais real que o mundo interno... Portanto, muitas pessoas dependem de religiões para prosseguirem com suas vidas, principalmente nos momentos mais difíceis... Eu tenho minhas crenças espirituais e científicas.. Tenho uma material que talvez possa interessá-lo é sobre física quântica (muito interessante)... a lei da atracção... se você quiser posso enviar por e-mail...

Beijinhos

eu mesma! disse...

porra que isto hoje é comprido, é preciso tempo para ler isto tudo!!!!

peace_love disse...

um texto que podia ter sido escrito por mim se eu tivesse a tua maravilhosa escrita. Concordo totalmente!

Diabólica disse...

Olha tirando os factos históricos q invocas, não concordo ctg.

Sou católica, embora n praticante.

Como é óbvio não acredito em td o q a igreja diz, mas a minha questão foi o q DEus quiz para nós.

Ele deu-nos o Livre Arbitrio, agora se nós o usamos mal, isso já é outra história.

Eu pelo menos, já passei por momentos da minha vida maus, em que pedi auxílio e ele apareceu.

E por exemplo, qd vou a Fátima, sinto-me diferente, mais pura, sinto que nada, nem ng me pode atingir.

Podes achar q se trata apenas de "sugestão", como muitas pessoas lhe chamam, mas é apenas a minha experi~encia a falar.

Vale o que vale.

Beijinhos e bom fds.

Diabba disse...

Tou chocada com a postura da prima Diabólika... revela-se uma crente??? vou fazer queixa superiormente!! vai ver com quantos paus se faz um tridente!!!

beijo enxofrado

Enfim... disse...

acredito em Deus á minha maneira, cada um tem a sua obviamente

Bjokas e bom fim semana

Andreia do Flautim disse...

Pois, há algumas coisas que deixam uma pessoa a pensar...

mymind disse...

acredito em deus e cago poh resto eh msm axim, cd um sabe d si, ng m vem ka dixer o k eu poxo ou n faxer, acredito a minh maneira, os homens cago pa eles!
bjinhos e bm f-d-s!=P

Lyra disse...

[2ª tentativa... à 1ª fiquei sem net :( ]
"nunca alterarei aquilo q penso qto a isso"... nunca digas nunca ;)
Não sou católica, nem sequer baptizada, mas acredito em Deus.
As religiões não têm só o lado mau. É no fanatismo q perdem o sentido e deturpam o significado q deveriam preservar.
Mas isto sou eu, o q penso e sinto, a minha verdade, se quiseres :)
Espero q encontres a tua, seja ela qual for.
Bjocas Excia