terça-feira, 12 de junho de 2007

Significado de blog

Muitas vezes pensaremos no porquê de ter um blog. Pessoalmente antes de o ter já tinha ouvido falar vagamente. Amigos meus tinham, logo eu fui por influência, como muitas outras pessoas. Quando se ganha o hábito isto fica bastante viciante. Ganha-se gosto em escrever. Ainda mais gozo dá quando ele começa a ser visitado. É óptimo quando se é elogiado por algo que gostamos de produzir. Um blog pode ser visto como um diário pessoal ou muitas vezes como forma de desabafo em relação ao que se passa pelo mundo fora. São formas de crítica cada vez mais usadas e divulgadas. E isso favorece. É bom protestar. É uma forma das pessoas tentarem mudar aquilo que está mal. Nem sempre acontece, mas ao menos fica-se a saber a opinião pública sobre determinada temática.

Em cada blog existem temáticas. Existem blogs que tratam de várias, não se limitando a determinado conceito. É uma forma de dar a conhecer a criatividade e um pouco de certa pessoa psicologicamente. Está claro que há casos em que uma pessoa num blog nada tem a ver com a pessoa na vida real, por assim dizer. É aquilo a que se chama ser extrovertido ou introvertido, e um blogger muitas vezes pode ter uma faceta de extrovertido quando escreve, mas na vida 'real' ser uma pessoa tímida. Por outras palavras, eu fiz um pouco o meu auto-retrato psicológico. Para eu falar muitas vezes tem de ser a saca-rolhas. Com certas pessoas sou assim, com outras mais chegadas e/ou fáceis de falar sou o mesmo que escrevo nos blogs. É a existência de certos tipos de comportamentos consoante certos tipos de pessoa. É difícil de explicar, mas por variadas razões sentimos que nem sempre temos um grande à-vontade com determinada pessoa(s).

Pessoalmente criei este blog por brincadeira. Nunca pensei que tal ideia me atraísse muito, mas isto com o tempo cria vício. Relaxa escrever aquilo que se gosta. Poder partilhar certas ideias com outras pessoas é gratificante. No caso dos meus blogs, sempre tiveram uma certa variante de humor. Desde pequeno que sempre gostei de fazer textos livres à disciplina de português. Deu-me sempre gozo escrever sobre aquilo que me passa pela cabeça. Há algum material do meu blog, como as histórias que vou criei sobre o porco, ou sobre outras coisas quaisquer, que um dia mais tarde gostaria de transpôr para livro. É uma ideia que está nos horizontes. É somente uma ideia sem nexo, visto que aquilo para o que quero entrar na faculdade nada tem a ver com aquilo que possa escrever ou deixar de escrever. Mas lá que gostava...gostava.

15 comentários:

White_Fox disse...

Eu acho que não deves desistir do sonho de escrever o livro!
Podes sempre consiliar os 2. Basta quereres...

White_Fox disse...

Eu até acho que muitas vezes ás pessoas mais tímidas têm mais facilidade em escrever num blog, pois é a sua forma de se expressar!
Eu sou bastante timido perante novas situações! É uma questão de feitios...
Podemos desiludir-nos com um blogger quando o conhecemos um pouco mais! Mas para isso tb não podemos criar grandes espectativas sobre quem ele é! É essa, muitas das vezes, a "magia" da blogosfera: "não sabermos quem está do outro lado...".
Mas gostei mt do post!

migvic disse...

Começa a juntar dinheiro e organizar ideias.

È tudo o que precisas para teres o teu livro, força.

Sôr Matateu disse...

se escreveres um livro eu nao sou o compro como ponho um anuncio na porta do meu taxi e um exemplar no banco de tras para as senegalesas..err isto é, os cliente o lerem!
e nao estou a brincar. Um blog é uma coisa boa para se alternar com as garrafas de bagaço e os jogos do Glorioso!

Aquele abraço camarada!

foryou disse...

Bem exposto! Parabéns! E espero que um dia consigas chegar ao "teu livro editado"

Tens razão existe um sem número de motivos pelos quais se cria um blog, ainda que invariavelmente esteja presente a vertente: gosto pela escrita.

"Está claro que há casos em que uma pessoa num blog nada tem a ver com a pessoa na vida real,"
Discordo apenas desta frase. A pessoa do blog tem sempre que ver com a pessoa que o escreve, pode é o que retrata ser diferente e creio que é a isso que te referes.

Thunder disse...

Então, se a escrita é um prazer, continua!
E quem sabe se um dia não estará por aí um livro teu?

Grão Vizir disse...

foryou refraseando:

"Está claro que há casos em que uma pessoa num blog quase nada tem a ver com a pessoa na vida real,"

eu pretendia dizer que por vezes nao ha mtas semelhanças entre o blogger e a pessoa na vida real...:)

obg pela visita

Lyra disse...

Tens um sentido de humor e uma imaginação fabulosos!!!
Ingredientes mais que suficientes para pôr a ideia do livro em andamento. Sem nexo... realmente! Faça o favor de não desistir da ideia ;)
Bjos Excelência

Andreia do Flautim disse...

Pois é, eu também criri um blog sem saber muito bem para quê... um dia estava na universidade na sala dos computados à espera de qualquer coisa, sem fazer nada e lembrei-me disso. Nunca mais lá escrevi. Mas passado uns tempos lembrei-me e comecei a usa-lo.

Para mim é como um album de memórias.

peace_love disse...

Olha, sou como tu, expresso-me no blog, mas na vida real sou muito caladinha.

Anny disse...

[: tal como tu, e como muita gente, também criei um blogue por acaso. Já tive outros que acabaram por ter um triste fim simplesmente porque me irritei com aquilo.
Não digo que tenha um blogue em que a minha personalidade esteja estampada, mas na verdade o meu blogue tem muito de mim.

Escreve um livro e distribui exemplares grátis pelos comentadores vá ^^

Sandokan disse...

Publica lá o teu livro e ficas desde já convidado a vires a Barrô, freguesia de LUSO, onde te vão oferecer um vinho divinal muito conhecido nesta famosa povoação.

Diabólica disse...

Por mim, nunca devemos desistir de um sonho.

Eu tb criei um blog por inflência de uma amiga, mas hoje já n passo sem ele.

Acho q é mais um "escape" para podermos denunciar situações, falar sobre temas divertidos, etc.

É um objecto de Democracia... pelo menos até ver!

Bjs

eu mesma! disse...

curioso, revi-me numa série de coisas que escreveste... com exclusão das coisas da escrita, pois nunca tive jeitinho nenhuma português, era aliás a disciplina a que tinha piores notas...
mas essa de publicares mais tarde é uma ideia a ter em conta, pelo menos não farás má figura! mas podes também pensar em escrever textos humoristicos como free lancer, é só uma ideia...não ficas atrás de muitos outros que andam para aí a escrever coisas para os gatos e outros que tais.

Alien David Sousa disse...

Grão, gostei bastante do teu texto...mas que raio!! Agora mandas-me bocas nos teus textos? Está mal! Se me queres dizer alguma coisa diz directamente.

"Está claro que há casos em que uma pessoa num blog nada tem a ver com a pessoa na vida real"

Lá estás tu a bater na tecla de que eu NÃO SOU UM ALIEN!!
Bolas, que tenho eu de fazer para te convencer??
IRRA!!!

Beijinhos ALIENÍGENAS!!!!