domingo, 12 de agosto de 2007

O suícidio

Um tema delicado. Geralmente quando se fala disto a primeira pergunta que vem à cabeça é perguntar 'porquê'. Confesso que eu mesmo já pensei no assunto. Em relação a mim mesmo. Para já os ingrediente fundamentais para este tipo de pensamento é a pessoa não perceber qual o seu propósito no mundo, bem como não ver razões suficientemente fortes para viver. A vida tem os seus altos e baixos, mas creio que esse tipo de pensamento aparece muitas vezes associado a pessoas mais tímidas, embora haja exemplos famosos como o kurt kobain que não se sabe se foi suícidio com drogas ou se alguém o matou, entre outros...

As pessoas tímidas passam por problemas de afirmação, e por vezes isso aqui dentro consegue destruir um pouco a pessoa e vê-se a braços com esse tipo de pensamentos. Não é algo que se consiga lidar facilmente, pois também se tem imenso a perder, como não querer magoar os mais próximos ou mesmo não querer abrir mão da oportunidade única de viver... é sempre complicado. Por vezes o ambiente familiar também nos leva a pensar nisso, se a vida em casa é um inferno dá-nos uma certa vontade de desaparecer, num acto de vingança, digamos. Li uma vez que uma criança que viva um ambiente familiar algo perturbado no futuro também será uma pessoa com determinados desturbios psicológicos, uma pessoa de extremos...

Muitas vezes as decepções ao longo da vida criam desilusões muito grandes, o que podem ser causadas ora por amor não correspondido, perda de alguém muito importante na sua vida, seja problemas de dinheiro, falta de trabalho, entre outros. Mas acima de tudo acontecem quando vêem em si um grande vazio. Um auto desprezo. Não conseguir sentir-se consigo próprio. Não há nada pior do que viver sem auto estima.

Tira muito carisma e vontade de viver. Mesmo que não se chegue a esse cúmulo do suícidio, mais tarde pode-se ter um azar. Numa revista que li há pouco tempo, diziam que estava provado que as pessoas com maior grau de tímidez têem maior probabilidade de ataques cardíacos, e percebe-se porquê, basta pensar um bocadinho. Sentem-se infelizes com a falta de afirmação, o que gera poucas amizades por vezes possivelmente, e por vezes o grau de insatisfação é de tal modo grande que leva as pessoas a cometer loucuras. Quem diz disto pode dizer de outras causas, existem casos de pessoas que se suicidaram com a morte de alguém muito querido, de falta de dinheiro, como já disse, etc...

Em relação a mim, e para acabar em beleza um texto de cariz sério, digo que pensei nisso quando soube que não ia comer pizza numa sexta feira, seria numa segunda, magoou-me profundamente......até!

9 comentários:

Andreia do Flautim disse...

Isso do suicidio é uma coisa que só quem o provoca é que sabe o que vai na cabeça... Mas acredito que se arrependam, se bem que tarde de mais...

Isso da pizza realmente é chato!

Elza disse...

Olá!!
Estou passando por aqui para dar meus parabéns
pela sua indicação, ao prêmio blog 5 estrelas!
Seu blog é muito original, parabéns 2x!
rsrs..
boa semana.
=]

mymind disse...

eu sou timida, LOL, mas isso depende das pessoas kom ke estou... se as conheço a pouco tempo ou nao, ou se sao akelas pessoas k nos poem logo a vontade ou nao... mas sinceramente ja fui mais, as vezes nao gosto de ser assim, mas olha com o tempo posso ir melhorando este e outrs defeitos ;)
epa agr fikei preocupada com o meu coraçao com a noticia k deste ai no post!! lol
kto ao suicidio... sim ja me apeteceu dizer "adeus mundo crue"l... mas nao sou capaz, amo a vida e ela sempre nos surpreende com alguma coisa boa, é td uma kestao de tempo!
bjinhos

White_Fox disse...

Em primeiro tenho de dizer que gostei muito do texto! Achei que estava bastante bem construido e conseguido!
Quando ao tema, já dei a minha opinião sobre ele no meu blog (e não vou estar aqui a repetir-me). Mas continuo a achar que muitas vezes o pessoal não aguenta a pressão da sociedade ou o problemas que tem!
E às vezes são certas pessoas que, sem saberem, nos ajudam a superar essa fase dificil da nossa vida!

Thiago Forrest Gump disse...

Toma anti depressivo!

Isso passa! :D

eu mesma! disse...

ok vou pensar nisso quando voltar de férias que agora quero é gozar!

Jedi Master Atomic disse...

O suicidio é uma saída facil para os problemas, tal como o genocidio.

Dificil, dificil, é mesmo resolver os problemas.

Se por cada vez que aparece uma doença nova, os médicos matassem os pacientes de forma a faze-las desaparecer, estávamos bem lixados.

lol

Nanny disse...

E quando não souberes o que hás-de escrever... olha! podes sempre suicidar-te e pronto!

Tonto! :P

Beijinho

rui disse...

Olá Grão Vizir

Tema muito bem esplanado!

Fica bem
Abraço