domingo, 30 de dezembro de 2012

Tradição 'tradicional' de natal

Na minha família a tradição natalícia em alguns aspectos já não é o que era e, sinceramente, isso não aquece nem arrefece, é algo indiferente que assim seja...

Desde montar a árvore de natal, à hora de abrir prendas, tudo isso está ultrapassado por aqui. Como árvore de natal uma miniatura desenrasca, e desde há alguns anos para cá o sono aparece mais cedo à maioria da família e abre-se tudo por voltas das onze. Da noite! Mau seria se....e tal.

Como enorme tradição na maioria das famílias é oferecer chocolates e pares de meias, estas pequenas maravilhas que colocam sorrisos na cara relativamente semelhantes àqueles que aparecem se se estiver num funeral, mas sim, estiveram presentes.

Oferecer chocolates tem sempre muita coisa subentendida. Para as mulheres, não raras vezes já ouvi começarem logo com a conversa do 'Queres-me ver mais gorda é?!', que de certa maneira e mesmo que não seja essa a intenção, pode ofender. Ainda que a ver novelas as tabletes de chocolate desapareçam em cinco minutos, mas isso é algo que por norma elas só fazem quando mais ninguém está a ver...é isso e amendoins, que geralmente também não sobra nada em pouquíssimo tempo, e disto não precisa ser natal para haver em casa...

A boa tradição, e que ninguém diz mas faz sentido, são as comidas natalícias. Sinceramente, estou-me nas tintas para o peru, que geralmente não rende o que se paga por ele, mas os borregos assados, o bacalhau cozido (que nunca deviam ter dito para se fazer com couves) ou os fritos denominados de 'sonhos' são um cardápio do mais desejável que há...

Vamos a ser francos: qualquer altura do ano em que não exista pescada cozida no menu durante pelo menos três/quatro dias, é uma boa altura do ano!....

3 comentários:

Mary Jane disse...

Devias ter o meu blog na tua lista, é o melhor de sempre :P

Quanto às tradições natalícias, eu, no meu caso, só tenho pena que o meu já não esteja cheio de gritos de crianças, estamos todos demasiado grandes! De resto, o facto de cá em casa ter uma simulação de àrvore não me incomoda; se tivessem vindo meias até que me davam jeito e os chocolates oferecia a quem gostar :P

De resto, acho bem que o bacalhau cozida seja com couves! Bad boy.

E pescada cozida também é bom!

João disse...

Eu não actualizo a minha lista de blogs há séculos, e mesmo aquela coisa dos 'seguidores' só há prai umas duas semanas é que pus isso no blog lol, vou ver se faço isso.

Mary Jane disse...

Só para agradecer por seres o meu 600 (secretamente desejei acabar 2012 com este número) e efectivamente um ser humano prestável que foi adicionar o meu link ao primeiro pedido :P

Como prémio prometo vir cá, com regularidade, descobrir-te portanto toca a vitalizar este blog :)