segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bom tempo de carnaval

É estranho pensar que o Carnaval tem a sua origem na Igreja católica. Não que seja época para pedinchar bom tempo, mas verdade seja dita, cá em Portugal raro é o carnaval em que nos dias das paradas não chove.

Já fui ver a algumas cidades os desfiles. Antes era mais frequente passar carnavais no algarve, e o de Loulé recordo-me. Recordo-me que foi há cerca de 8 anos, e dessa recordação propriamente dita, é tudo o que sei. Vá, havia gente a passear. Existia certamente mulheres quase completamente descascadas. E chovia alguma coisa. Não sei porquê, mas talvez fosse essa a razão para algumas das moças da parada não terem uma cara lá muito alegre. Ou então queriam um bollicao e ninguém lhes dava....

Outro que me recordo foi o de Almada. Que vi duas ou três vezes. Curiosidade das curiosidades, estava a chover. Desta vez tive sorte, encontrava-me abrigado. A malta do desfile que se lixe, uma vez mais, portanto....

 Passaram os anos. Há pelo menos 4 anos que não vou ver paradas. Há pelo menos 4 anos que não apanho chuva. Dessa maneira. Fico feliz por isso. E indiferente pelo resto...

Por fim, umas questões: diz-se que no 'carnaval ninguém leva a mal'. Será que alguém leva a mal desfilar à chuva? Com frio e sem bagaço para esse combate? Não sei se acredito nesse lema, andam aí a enganar a malta...


2 comentários:

Pensador disse...

"o Carnaval tem a sua origem na Igreja católica"...

Mas de certeza que já havia música brasileira na altura....(lllooooolll)

João disse...

Já mandavam uns toques na pandeireta e nos ferrinhos sim... lol